-
Arquitetos: Cafeina Design
- Área: 148 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Paul Renaud
Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta surge de uma concepção de paraíso contemporânea evocada a partir de uma descoberta incomum onde a arquitetura é peculiar, ao mesmo tempo em que alimenta a imaginação e proporciona um espaço adequado para o relaxamento e a socialização.
Situado no pátio posterior de uma residência familiar existente, o projeto articula um programa lúdico e social incluindo uma piscina, uma churrasqueira, uma sauna, um estúdio e um quarto de hóspedes.
O ponto de partida do projeto deriva do respeito pelas árvores existentes, seguido pela posição da piscina, que visa criar um ambiente social íntimo na parte posterior da construção, e depois por uma plataforma elevada que dá a aparência de uma estrutura flutuante, enquanto pilares esculturais imitam e emolduram o contorno das árvores existentes. Finalmente, o pavimento superior funciona como um mirante para observação, fornecendo vistas para as árvores ao redor da reserva natural adjacente.
O uso predominante de tijolos de barro aparente e seus diferentes arranjos tem origem na intenção de reapropriar e reinterpretar um dos materiais de construção mais tradicionais da área de Santa Cruz.